Gontim

 

 

Gontim é um lugar que tem 5,68 km² de área, 89 habitantes (2011) e uma densidade de 15,7 hab/km². 

Em Gontim pode encontrar o Alto de Morgaír, o ponto mais alto do Concelho de Fafe, com 894 m de altitude, onde se localiza a nascente do rio Vizela. 

 

Texto de referencia sobre Gontim:    "Um paraíso a descobrir".

 

Gontim ou "Villa Guntini", como se denominava no ano de 747, é sem dúvida, um dos últimos "paraísos" naturais do concelho de Fafe, que apesar da sua desertificação, continua à espera de um melhor aproveitamento dos seus recursos naturais.

Falar de Gontim, é falar da sua história, onde as lendas se confundem com as estórias e a realidade. As duas construções megaliticas do monte do Fojo, comprovam que a freguesia teve uma importante ocupação pré-histórica, levando os historiadores a equacionar as raízes desta freguesia que se situa a 700 metros de altitude no extremo norte do concelho de Fafe. Entre as muitas lendas que se contam, recorde-se a que se refere à morte dos mais velhos. Conta a lenda que era costume levar os idosos, que estavam a morrer, para o Vale da Ribeira Velha, junto ao Alto de Morgair, onde os deixavam a morrer.

Próximo do alto de Morgair (ponto mais alto de Fafe), nasce o Rio Vizela e, também aí se podem observar um fojo medieval e fossos de cavalos na terra para a caça aos lobos.

Do ponto de vista religioso (povo extremamente crente), lembre-se que a Igreja de Santa Eulália (Padroeira da Freguesia), foi em tempos remotos vigairaria anexa à abadia de S. Clemente de Basto.

Com apenas um lugar (que tem o nome da freguesia), Gontim só pertence ao concelho de Fafe, a partir de 6 de Novembro de 1836. Até então era pertença ao concelho de Guimarães.

Quem sobe a Gontim, desfruta das mais belas paisagens naturais das serras de Fafe. Apesar da "civilização", a freguesia, mantém, ainda todos os traços de ruralidade que lhe dão uma beleza singular, capaz de cativar os menos insensíveis por estas coisas da natureza.

 

in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

 

 

Evolução da População de Gontim entre 1864 e 2011: