Aboim é um lugar do concelho de Fafe, com 11,68 km² de área, 355 habitantes (2011) e com densidade de 30,4 hab/km².
Pertenceu ao concelho de Cabeceiras de Basto, foi incorporada no município de Fafe, por decreto de 31 de Dezembro de 1853.
Lugar tipicamente rural com belíssimas paisagens e belíssimos percursos pedestres. Com pouco Comércio e sem Indústria, o lugar destaca-se e aposta no Turismo Rural. Este lugar tem uma Moinho de Vento, único no Concelho e também no Norte devido às suas diferentes características.
As localidades que pertencem a Aboim são :
- Barbeita de Baixo
- Barbeita de Cima
- Figueiró
- Lagoa
- Mós
Texto de referencia sobre Aboim : A Frescura de uma paisagem perfeita.
Aboim é uma freguesia situada na fronteira com o concelho de Vieira do Minho, rodeada por uma paisagem magnifica de montanhas infindáveis, onde o tempo passa ao som dos toques do gado nos caminhos de terra... O paraíso perdido que se vê a sua população jovem a emigrar e vai sobrevivendo "em família", unido pela perservação de uma aldeia que sempre foi de Fafe, de coração...
Situada no extremo nordeste do concelho, Aboim enquadra-se na zona montanhosa da Serra do Maroiço, onde a actividade agrícola continua a ser principal fonte de rendimento. A paisagem adquire recantos paradisíacos, conjugada com uma extraordinária rusticidade da arquitectura local, fortemente sustentada pelo granito. No seu espaço, localizam-se ruínas do único moinho de vento da região, num alto sobranceiro à Igreja e de onde se avista a albufeira do Ernal, num panorama deslumbrante.
Tendo pertencido ao concelho de Cabeceiras de Basto, Aboim foi incorporada no município de Fafe, por decreto de 31 de Dezembro de 1853, satisfazendo assim o desejo da população. A distância que separa esta freguesia, da sede do concelho, (16,7km) impede que se façam investimento de nomeada, permitindo ao mesmo tempo, que se verifique um êxodo rural e num natural envelhecimento da população que ali se vai mantendo."
Evolução da População de Aboim entre 1864 e 2011: